Porque pode ser importante uma avaliação pós parto com fisioterapeuta

  • Dezembro 22, 2022

As primeiras semanas após o nascimento do seu bebé correspondem a uma adaptação a novas rotinas. Além das exigências físicas e emocionais, encontra-se numa fase de recuperação activa do parto e do período de gravidez.

É então após cerca de 6 semanas, depois da consulta de revisão pós parto, que a mulher agenda a sua consulta com fisioterapeuta. Porque já está mais disponível para recomeçar/iniciar o exercício físico mas têm algumas dúvidas sobre o que é mais indicado para si; porque poderá apresentar algumas queixas musculoesqueléticas e/ou do trato urinário/sexual que a preocupam ou porque pretende potenciar a sua máxima recuperação e encontra benefícios na fisioterapia.

O que esperar de uma avaliação pós parto em fisioterapia?

A nossa avaliação com fisioterapeuta inclui as seguintes preocupações:

  • recolher informações sobre a sua história ginecológica
  • levantamento das suas necessidades, problemas, receios, objetivos (ex. excesso de peso, barriga inchada, perdas de urina)

A fisioterapeuta poderá também ter um olhar atento para a questão emocional e caso leve o seu bebé (que é sempre bem vindo se a mãe desejar), para questões como amamentação e bem-estar/desenvolvimento do bebé.

Após a entrevista, parte-se para o exame objetivo que visa compreender como está a recuperar ao nível da postura, diafragma, parede abdominal, pavimento pélvico, sistema venoso, controlo do peso, entre outros. Pode incluir as seguintes avaliações:

  • -diástase e competência abdominal;
  • -pavimento pélvico;
  • -diafragma respiratório;
  • -região da cicatriz da episiotomia ou de uma laceração ou da cesariana, se aplicável;
  • -outras queixas músculo-esqueléticas como dor cervical, dorsal, lombo-pélvica, dor no punho ou polegar;
  • -alterações posturais marcadas que a curto ou médio prazo se traduzem em desconforto no dia-a-dia.

Após o exame objetivo traçamos então os seus objetivos e plano de tratamento ou apenas daremos recomendações úteis para as próximas etapas. Recomendamos que a avaliação seja realizada logo após 6 semanas, contudo, mesmo tendo passado mais tempo depois do parto, beneficia ainda (e muito) deste encontro. Estamos consigo!

 

Fisioterapeuta Adriana Pires Céd. 670 Ordem dos Fisioterapeutas